Implementar práticas sustentáveis no canteiro pode reduzir custos de obra em até 40%. Veja nossa entrevista com Artur Zaltsman, CEO da Zaltsman Empreendimentos!
A educação ambiental é um tema de extrema importância nos dias atuais, principalmente quando se trata do setor da construção civil.
Nos canteiros de obras, é fundamental que sejam adotadas práticas que visem à economia e à sustentabilidade, a fim de minimizar os impactos negativos ao meio ambiente.
Para falar sobre o tema, conversamos com Artur Zaltsman, empresário e CEO da Zaltsman Empreendimentos. Acompanhe para saber mais!
Conscientização ambiental para práticas sustentáveis no canteiro de obras
Ser consciente dos impactos ambientais dos trabalhos realizados em um canteiro de obras é crucial nos dias atuais, tanto para coordenadores quanto para funcionários. Artur Zaltsman explica:
“A conscientização influencia no aumento das obras com menores impactos ambientais, mais rápidas e sustentáveis, e com menos resíduos e poluição em geral”.
Os benefícios econômicos das práticas sustentáveis em canteiros de obras
Na opinião de Zaltsman, implementar práticas sustentáveis no canteiro de obras é uma ação que traz benefícios para o construtor e também para o meio ambiente.
“No caso econômico, a redução do custo de obra pode ser de até 40%. O uso de alguns materiais, como a argamassa polimérica, faz com que não se use cimento, areia, pedra, água, betoneira e afins, reduzindo custo e uso de todo esse material, evitando gastos e desperdício”, enumera.
“Além da redução de mão de obra, onde se assenta mais tijolos em menos tempo e com uma equipe reduzida”, completa.
Estratégias eficazes para envolver toda a equipe na promoção de práticas sustentáveis
Entre as estratégias utilizadas para envolver todos os membros da equipe na promoção de práticas sustentáveis, Zaltsman cita o desenvolvimento da mão de obra qualificada. “A mesma é difícil de ser encontrada, pois o contato com esses produtos é pequeno”.
Ele cita outras estratégias, entre elas a “rapidez na execução do serviço, diminuição no custo total da obra e adoção de práticas sustentáveis ajudando o meio ambiente".
A incorporação da educação ambiental na cultura corporativa para garantir a sustentabilidade a longo prazo
Para o CEO da Zaltsman Empreendimentos, a pauta sustentabilidade deveria ser inserida no currículo desde os primeiros anos escolares, visando o futuro e as novas gerações.
“Assim, passando para a faculdade e até sendo um requisito para uso em empresas. Eventos e treinamentos também seriam métodos para influenciar o aprendizado e aprimoramento técnico na área”, finaliza o convidado.
Fonte: Concrete Show
Disponível em: https://digital.concreteshow.com.br/sustentabilidade/educao-ambiental-dentro-dos-canteiros-de-obras-economia-e-sustentabilidade